quinta-feira, 26 de julho de 2012

FILME AVATAR-MINHA IMPRESSÃO.

Estou publicando de novo a postagem do filme da qual já havia publicado em Fevereiro de 2010. A palavra Avatar, do sânscrito Aval, significa aquele que descende de Deus, uma espécie de manifestação corporal de um ser imortal segundo a religião hindu, que pode também ser caracterizado por um Ser Supremo. É nesse sentido que também segue o filme de maior bilheteria de todos os tempos "AVATAR". Um filme com um enredo muito bem elaborado, que consegue prender do inicio ao fim, fez uma grande revolução tecnológica que pode se dizer que ela entrará para como um dos melhores filmes do século 21.
Avatar, é um filme que serve para se fazer um ótimo estudo antropológico sobre o modo de vida de algumas culturas afastadas, distantes que praticam alguns rituais que na nossa visão moderna futurista seria algo que não existe, que foi eliminado, mas que na verdade continua sim senhor, a principal caracteriza que o filme carrega de um estudo dos seres Na'Vi, é que eles seriam bem umas alegorias ao modo de vida aldeão, característicos de povos que nunca tiveram contato com as civilizações como algumas tribos indígenas aqui do Brasil, aldeias da África, Oceania, Ásia e alguns arquipélagos poucos conhecidos.
Os povos Na´Vi, habitantes da constelação Pandora, tem as características de terem a crendice e venenarem uma deusa chamada Ewya, a quem eles sempre fazem uma devoção principalmente na hora do perigo, algo bem característico das civilizações rústicas antigas e dessas mais isoladas, um outro ponto em comum é o feito deles serem liderados por um chefe patriarca, um homem que ajuda a tribo a preparar para se defender militarmente de invasões, entre esses invasores estavam os humanos, algo também característico das civilizações fechadas, e principalmente das primeiras civilizações que viviam em aldeias, como os Hunos, os Vikings, caracterizados como bárbaros.
Mas o que chama mesmo a atenção no filme, é a mensagem sobre a preservação do meio ambiente, e uma interessante alegoria ao fato dos gananciosos seres humanos nesse filme serem mostrados como uma espécie de arquétipo dos colonizadores brancos, que na época expansão marítima, que os levaram a conhecer mundos fora da Europa, conhecendo civilizações que para eles eram muito exóticas, muito atrasadas, eles conseguiram facilmente dominarem causando a extinção das tribos, maltratando também o meio ambiente.
Bom é mais ou menos esse o meu raciocínio, e minha visão sobre esse filme espetacular.
Um filme com gastos bem milionários, que bem poderiam serem compensados com um Oscar, James Cameron depois do estrondoso sucesso de Titanic, simplesmente arrasou com Avatar.

sexta-feira, 6 de julho de 2012

DIVULGAÇÃO DO BLOG ESPAÇO AUTISTA

Aqui faço a divulgação do blog de Nataly Lima Pessoa, o link é: http://espacoautista.blogspot.com.br. Uma jovem ortadora da Síndrome de Asperger e estudante de Direito - UNI-RN. Este blog foi criado com a finalidade de trabalhar e divulgar assuntos vinculados ao espectro autista. Espero que gostem desse blog dela, uma maneira de nós em nossa condição termos o nosso espaço para expressar nossas idéias.