segunda-feira, 31 de maio de 2010

TOP 10- OS DEZ CLÁSSICOS DO CINEMA QUE GANHARAM REFILMAGENS

O mais recente filme que está a duas semanas em cartaz nos cinemas, Fúria de Titãs, pode trazer um certo ar de saudossismos para alguns adultos na faixa dos 30, 40, 50 anos, já que o filme atual é uma refilmagem de um filme homonimo de 1981. Só que ele não é primeiro e nem será o último caso de filme clássico que ganha uma refilmagem. Veja ai a lista de outros clássicos que ganharam uma refilmagem.


10)CABO DO MEDO(1991)-Refilmagem de CIRCULO DO MEDO(1962).
Enrendo: A incrivel história do perigoso psicopata Max Cady(Robert DeNiro), que depois de solto ao cumprir 14 anos de prisão quer vingança contra o advogado Sam Bowden(Nick Nolte), que testemunhou contra ele, para se vingar, Max vai tentar de todas as formas possiveis para amendrontrá-lo. Até mesmo usando a filha de Sam como isca. Robert DeNiro foi muito elogiado pela critica por esse papel, considerado o melhor de sua carreira, uma refilmagem de CIRCULO DO MEDO(1962), onde o advogado Sam era vivido pelo falecido Gregory Peck.

9)A FANTÁSTICA FÁBRICA DE CHOCOLATE(2005)-Refilmagem do filme de 1971.
A versão de 1971, contando a incrivel história de Willy Wonka, dono de uma fábrica de chocolate um tanto surreal, onde cinco crianças foram as escolhidas para viverem as loucas aventuras nessa fábrica, que era sempre uma das campeãs de reprises nas sessões de filmes do Cinema em Casa do SBT, com suas belissismas perfomances musicais, principalmente com os anoêszinhos cantando UPA, UPA DIN DOO. Ganhou uma refilmagem em 2005, dirigida por Tim Burton, e estrelada por Johnny Deep, a refilmagem de Tim Burton ficou digamos muitos melhor do que a original, já que o enrendo explorou mais sobre a origem de Willy Wonka, juntando com a excelente interpretação carismática e extrovertida de Johnny Deep, e a boa direção Burton, que deixou logicamente a sua marca regitrada no filme , quem já assistiu aos "Fanstasmas se Divertem", e os dois filmes de Batman, que foram dirigidos por ele devem saber do que estou falando.

8)SOB O DOMINIO DO MAL(2004)-Refilmagem do filme de 1962.
A história de um ex-combatente da Guerra da Coréia que recebe diversas homenagens por seus atos de bravura, deixa-se levar por pesaelos e recordações do momento da guerra , e que não é só ele mas também todo o seu pelotão, até chegar a conclusão de que eles estavam sofrendo uma lavegem cerebral. Em 2004, esse filme ganhou uma refilmagem estrelada por Denzel Washinton onde contexto historico foi modificado para contemporaneidade depois da Guerra do Golfo.


7)A HORA DO PESADELO(2010)-Refilmagem do filme de 1984.
O assustador e apavorante icone dos filmes de terror da década de 1980, o Freddy Kruger está de volta nesta refilmagem que foi lançado há uns dois meses nas salas de cinema.

6)JANELA INDISCRETA(1954)-Ganhou uma refilmagem homonima em 1998.
A História de um fotografo de perna quebrada, que fica olhando a vida alheia dos vizinhos testemunha um assassinato e assim se desenrola o filme todo. Em 1998, o filme ganhou uma refilmagem estrelada por Christopher Reeve.

5)CONAN, O BARBARO(1982)-Ganhará uma refilmagem em 2010.
Anda se comentando pela internet que o filme do musculoso heroi dos quadrinhos, que ganhou uma versão cinematográfica na década de 1980, estrelada por Arnold Schwarneneeger, está para ganhar uma refilmagem, com estréia ainda esse ano, esperamos que sim.

4)ALFIE, O SEDUTOR(2004)-Refilmaegem de Como conquistar as Mulheres(1966).
O mulherengo e sedutor personagem vivido por Jude Law, é uma refilmagem de COMO CONQUISTAR AS MULHERES, em que o seu personagem foi vivido por Michael Caine.

3)A PANTERA COR-DE-ROSA(2005)-Refilmagem do filme de 1963.
O atrapalhado agente francês Jacques Colseau, vivido pelo grande comediante Peter Sellers, ganhou uma refilmagem em 2005, onde outro grande comediante fez o seu incrivel papel, Steven Martin.

2)O DIA EM QUE A TERRA PAROU(2008)-Refilmagem de 1951.
Esse clássico filme da ficção cientifica da década de 1950, onde a história da invasão de EXTRA-TERRESTRES, retratava um pouco uma parodia, uma satira ao medo paranoico que os americanos tinham sobre a Guerra Fria, a ponto de ter sido justamente nesse periodo que o Senador Joseph Macarty mandou decretar uma perseguição aos comunistas dentro dos EUA, com a politica da Caça as Bruxas, ganhou uma refilmagem em 2008.

1)AS MIL E UMAS NOITES(1942)-DIVERSAS REFILMAGENS.
Eu escolhi essa famosa adaptação dos contos da literatura árabe, já que sempre exitiu milhares de refilmagens sobre esta incrivel hisória de aventuras, e muito erotismo.

Bom aqui foram algumas citações, quem souber de mais comente.
Abraços,
Breno.

terça-feira, 18 de maio de 2010

ROBIN HOOD-VERDADE OU MITO

Segunda-Feira, 17 de Maio de 2010, fui passar uma tarde curtindo um cineminha no Cinemark do Shopping Midway Mall em Natal-RN, assisti a Robin Hood, o filme é mais uma produção cinematográfica hollywoodiana contando de uma forma mais veridica possivel, a origem da lendária figura do arqueiro que foi contratado pelo exército do Rei da Inglaterra Ricardo Coração de Leão, que com a morte de Ricardo, o reino foi então assumido pelo seu tiranico irmão João, que passa então a cobrar altos impostos a população e Robin de Loksley, ou melhor Robin Hood, passa então a lutar pela causa dos pobres, roubando a riqueza dos ricos para dar aos pobres dentro da floresta de Sherrywood, sendo então considerado um fora-da-lei.
Verdade ou não, é dificil saber com precisão se Robin Hood, realmente existiu , ou se passa apenas de uma lenda que representa o icone de herói mitico da Idade Média, assim como também é o Rei Arthur, ou mesmo Tristão e Isolda, já que não existem documentos que comprovem sua existência como a certidão de nascimento.
Mas uma coisa que de fato não há de negar sobre a lenda de Robin Hood é o fato de sua lenda, o Robin Hood icone do ideal de que a população inglesa medieval tinha de heroi, assim como os gregos tinham em Hércules e os nórdicos em Thor, é a inspiração de fonte de lucro para entretenimento.
E nessa inspiração toda acabou que a própria lenda do arqueiro se tornasse uma fonte de renda para diversas produções hollywoodianas e diversas séries de televisão exaltando e muito a figura mitica do herói Robin Hood, como mostrado na matéria da edição de capa do mês de Maio da revista Aventuras na História, onde também mostra que a atual cidade de Norttingham investi num marketing pesado no turismo da lenda do heroi, tendo até uma estátua dele e um aeoroporto com o nome de Robin Hood, gerando até milhares de livros, uns voltados para o público infanto-juvenil, e serviu até de inspiração para dois herois dos quadrinhos da DC Comics, como o Arqueiro Verde e o Robin, parceiro do Batman.
Mas uma coisa na qual deve-se levar em conta sobre o recente filme de Robin Hood, é a respeito de como boa parte do filme mostra situações muito veridicas, do tipo realmente existiu um rei da Inglaterra chamado Ricardo Coração de Leão, que lutou nas Cruzadas, como também é veridico a existência de seu irmão invejoso João, também chamado João Sem Terra, que quando este assumiu o trono com a morte de Ricardo cobrou altissimos impostos a toda população, principalmente a população do campo da qual o filme dá mais enfoque, outra coisa importante que o filme mostra de muito veridico é a vida rotineira e cotidiana dessa população, principalmente as mulheres que viviam dias agoniantes longe de seus maridos que estavam lutando nas Guerras, e o tal perverso Xerife de Nottingham, que é sempre visto como uma figura diabólica nas histórias de Robin Hood, também existiu de fato neste época. De fato, pode-se dizer que por trás dos diversos relatos das lendas de Robin Hood, também há algo de veridico nisso, o desafio é procurar saber em quem Robin Hood foi inspirado. A matéria da Aventuras na História cita os exemplos de figuras reais da época que tenham talves servido de inspiração para a lenda do icone de Robin Hood como Hereward, O Exilado, que foi um lder anglo-saxão da resistência contra a invasão normanda da Inglaterra, outro também foi Eustácio, O Monge, um religioso que trocou a vida no clero para viver uma vida errante de mercenário e agente duplo, outro também citado Ful Fitzwarin, um aristocrata que se tornou um fora-da-lei depois de entrar em atrito com o rei João Sem Terra e por fim William Wallace, heroi nacional escocês que liderou diversas rebeliões contra o trono britãnico pela independência, mas que acabou sendo capturado e morto, a história de William Wallace serviu de inspiração para o filme "Coração Valente"(1995), onde foi protaginizado pelo astro Mel Gibson, a matéria da revista também cita alguns trechos de poemas da época como esses citados:
"Assim que o gelo começou a cantar
O dia começou a raiar
O Xerife encontrou o carcereiro morto
E mandou tocar o sino da cidade
O Xerife mandou vasculhar Nottingham
Tanto as ruas quanto os becos
E Robin estava na feliz Sherwood
Tão despreocupada quanto uma folha na árvore"
"Robin Hood e O Monge"(1450)-Balada Anônima.
Outro poema citado na matéria:
"Por volta dessa época de acordo com a opinião popular, um certo fora da lei de nome Robin Hood, com seus cumplices, infestava Sherwood e outras partes da Inglaterra com seus frequentes roubos"-Anotação monástica do século 14, parte da enciclopédia Polychronicum.
E por fim esse poema:
"Aqui sob esta lápide/Jaz Robert, Barão de Huntingtun
Nenhum arqueiro foi tão bom quanto ele/ Chamavam-no Robin Hood
Fora da lei como ele e seus homens/ A Inbglaterra jamais verá outra vez"
Inscrição na lápide do século 18, mas datada de 1247.
Por esse motivo e que é muito dificil para um historiador tentar distinguir a importancia de um icone, e em se tratando de Robin Hood, mais dificil ainda.
Uma coisa que de fato pode-se dizer sobre Robin Hood, é que foi inspirado nele que um grande historiador , que é uma unamidade na opinião de muitos acadêmicos o maior historiador do século XX, o britanico Eric Hobsbawm passou a definir Robin Hood como a figura do bandido social, ou seja, a figura do lider rebelde em favor dos fracos e oprimidos contra os poderosos.
Foi nesse esquema de racioninio de Hobsbawm, que não só caracteriza o lendário Robin Hood como um exemplo de bandido social , como também o próprio Hobsbawm caracteriza a também emblemática e contraditória figura de Lampião, o Rei do Cangaço, como um bandido social, surgindo assim uma nova corrente de estudos acadêmica chamada de "Banditismo Social".
O Banditismo Social tinha o objetivo na visão dessas correntes acadêmicas de ser um movimento em que a figura do bandido social , diferente do bandido comum, tornava-se um bandido quando declarado um "fora-da-lei", como uma espécie de resposta as injustiças sociais e opressão e era um porta-voz dos oprimidos , e nisso a mitica figura de Robin Hood se encaixa muito bem.
Hobsbawm em um livro publicado em 1956, intitulado "BANDIDOS", passou a partir dai então a criar essa nova corrente acadêmica de estudos e pesquisa citado acima. Além de Robin Hood e Lampião, Hobsbawm também caracteriza outro também icone rebelde como bandido social o mexicano Pancho Villa.
Dentre os três citados por Hobsbawm, a figura de Lampião é quem mais pode-se contestar, se ele foi ou não uma espécie de Robin Hood dos Sertões , e principalmente se o movimento do cangaço do qual ele herdou alcunha de "Rei do Cangaço", também pode ser considerado um movimento de "banditismo social".
As versões tradicionais da história de Lampião ter entrado no cangaço, era uma especie de resposta a vingar pela morte do seu pai por um rico e poderoso coronel e foi assim que ele se tornou um icone do movimento. Uma coisa que na atualidade é bastante contestada, já que Lampião carregava um perfil que estava longe de ser um heroi, e nem muito menos santo, o escritor Raul Fernandes em seu livro "A MARCHA DE LAMPIÃO",onde documenta sobre a invasão do bando de Lampião no municipio de Mossoró-RN em Junho de 1927, que foi o único municipio de todo nordete brasileiro que resistiu a invasão de seu bando, que no meu ponto de vista pessoal Mossoró foi uma espécie de Rússia, ou mesmo um Vietnam para o bando de Lampião, já que ele subestimou a resistencia do inimigo e que poderia derrotá-los, o autor descreve no livro que Lampião desde criança era uma pessoa com uma caracteiristica muito dificil, tinha o dom de querer dominar, era muito desobediente e repulsivo , também há outros que defendem esta contestação baseada que Lampião também cometia muitos saques da população mais pobre e com extrema crueldade e fazia isso a mando de coroneis , e além disso Lampião era a figura de uma pessoa muito esperta, ficava sempre desconfiado de muita gente ao seu redor, inclusive até dos coiteiros, e se alguém tentasse conspirar contra ele era capaz de ameaçar matar.
Quanto a Pancho Villa, eu não posso contestar muito a respeito, até porque conheço pouco sobre a história de Pancho Villa, mas posso dizer que para a população mexicana Pancho Villa é considerado um icone de heroi, assim como Robin Hood está para a população inglesa e atual , como também mesmo sendo contestado por diversas correntes acadêmicas, ainda sim Lampião é considerado um heroi pela população nordestina brasileira , nas citações poéticas da literatura de cordel, exaltam demais as suas proezas heroicas.
De fato a grande conclusão desse meu racicionio sobre Robin Hood, é que realmente ele é mais uma dessas figuras enigmáticas da História, cuja maior dificuldade para um historiador é tentar descobrir que sentido de verdade há por trás desse ícone mitico da Idade Média, um periodo que é visto como o mais complexo de ser estudado por qualquer historiador, isto porque há aqueles que pelo raciocinio do historiador, medievalista e memorialista francês Jacques LeGoff, vêem a Idade Média como periodo negro, por conta da Inquisição, que é erroneamente caracterizado como a "Idade das Trevas", e já outros historiadores tem aquela visão de que foi um periodo rosa, por conta das histórias fantasiosas das bravuras heroicas dos Cavaleiros Medievais, que inspirou as novelas de Cavalaria, muitas trovas, poemas e até mesmo o mistico mundo dos contos de fadas.
O mais correto seria ao se estudar e analisar o que foi a Idade Média,é analisar o que a Idade Média foi por ela mesma, ou seja, esquecer desses pre-conceitos(conceitos prévios), de que a Idade Média foi uma época negra e uma época rosa, mas sim o que foi e que importãncia no contexto histórico da Idade Média teve para a época dela. E só. Uma tarefa que dizendo assim em teoria parece ser fácil, mas na prática eu sei que é muito dificil, porque cada historiador, assim com qualquer pessoa tem uma opinião diferente, o que os leva a agirem assim como os próprios jornalistas de forma imparcial. E uma coisa que também se pode considerar sobre Robin Hood, é que isso que vou dizer é mais minha opinião pessoal, foi provavelmente inspirado nele que surgiram os ideais de lutas sociais, por um mundo mais justo e igual, os demagógicos e utópicos politicos populistas, seriam na minha opinião, figuras que talvez tenham se inspirado em Robin Hood, por realmente defenderem um ideal de mundo mais justo a ponto, de para conquistar toda a população são capazes de usar de todos os artificios possiveis , até mesmo de investir no marketing pesado de dizerem " EU SOU O HOMEM DO POVÃO, SOU DIFERENTE, VOTE EM MIM",fazendo os discursos tão imediatistas, ao de fazerem promesas mirabolantes sabendo que não vai cumprir imediatamente tudo ao ponto de assim conseguir conquistar o voto da população a enganando, e por ai vai.
Pois é concluindo tudo isso pode-se dizer que Robin Hood, mesmo sendo uma figura mitica gerou seguidores.
FONTES:
FERNANDES,Raul, A MARCHA DE LAMPIÃO, Coleção Mossoroense, Série "C", FUNDAÇÃO JOSÉ AUGUSTO, SEXTA EDIÇÃO, NATAL/RN, OUTUBRO DE 2005.
REVISTA AVENTURAS NA HISTÓRIA, EDIÇÃO 82, CAPA, Págs, 28 e 35, Editora Abril, São Paulo, MAIO DE 2010.

http://www.culturabrasil.org/rebelioesrep.htm
http://pt.wikipedia.org/wiki/Ricardo_I_de_Inglaterra
http://pt.wikipedia.org/wiki/Arqueiro_Verde
http://www.relativa.com.br/livros_template.asp?codigo_produto=130918
http://pt.wikipedia.org/wiki/Pancho_Villa
http://pt.wikipedia.org/wiki/Robin_(DC_Comics)
http://pt.wikipedia.org/wiki/Robin_Hood

domingo, 16 de maio de 2010

TRAILER DE FÚRIA DE TITÃS

LETRA DA MÚSICA PROMESSAS DEMAIS-NEY MATOGROSSO

Quem sabe um coração me dirá
Dirá se cabe ou não no mesmo lugar
Quem sabe um coração me dirá
Dirá se cabe ou não no mesmo lugar
Quem sabe um coração...

Não precisava não acenar
Não precisava não promessas demais
Não precisava não acenar
Muita felicidade é um rio que vai
O rio que vai, o rio que vai me levar
Não passa na sua cidade
O paraíso, o paraíso começa
É só começar um sorriso

Quem sabe um coração me dirá
Dirá se cabe ou não no mesmo lugar
Quem sabe um coração me dirá
Dirá se cabe ou não no mesmo lugar

Num lugar comum
Onde nós dois somos um
Um que não tenha amizade
Para nenhum, para nenhum não tem jeito
Algum que não bata no peito

Pa ra ra...

quinta-feira, 13 de maio de 2010

MITO

O termo grego mytos significa dizer, falar, contar. Na Grécia antiga, as pessoas transmitiam conhecimento, buscavam explicações sobre os fenômenos através da mitologia.
Ao longo da história, os mitos contribuem para formar valores e contar a História, sendo, até a atualidade, criado como uma tentativa de responder às questões sobre a origem do mundo, dos elementos, dos fenômenos e outros. Desde o início dos tempos teve essa função: expressar a indagação do ser humano sobre o universo e sobre o próprio ser. A perplexidade sempre esteve presente, faz parte da História desde a aurora da pré-história. Os mitos de cada cultura representam a forma e compreensão de mundo que existe na cultura, como por exemplo, no Brasil, representam seres fantásticos e sobrenaturais de acordo com as experiência vividas pelos brasileiros. Um dos maiores legados que a mitologia trouxe para a humanidade foi a sua influencia para a arte, segundo François Hartog: “Com o mythos entra-se no reino da poesia”.
“O mito é o nada que é tudo
O mesmo sol que abre os céus
“É um mito brilhante e mudo”
(Fernando Pessoa)

terça-feira, 11 de maio de 2010

HISTÓRIA DA GRÉCIA ANTIGA.

Bom pessoal aqui vai então uma compartilhação com vocês de um pouco sobre a História da Grécia Antiga.

A Grécia Antiga nos dá um fascinio muito grande, principalmente em se tratando do fato do pais ter sido um dos berços da humanidade, suas invriveis histórias dos famosos mitos dos deuses e herois, que tem isnpirado muitas aventuras hollywoodianas é algo totalmente de outro mundo. Foi de lá que também surgiu a democracia e principalmente os conhecimentos cientificos e as artes.
Então sem mais delongas um pouco da História da Grécia.
Na História da Grécia há um periodo caracterizado como Tempos Homèricos. E o que foi isso?
TEMPOS HOMÉRICOS:
Os Tempos Homéricos servem para caracterizar o período da História Grega em que a organização social era baseada no meio de vida rural, com a chegada dos Dórios a Grécia, que junto com os Jônicos e Eólios seriam uma das tribos que formaria a Grécia, a chegada dessa tribo nesse território causou um tremendo estrago, a ponto de gerar uma imensa dispersão populacional, também denominada de Primeira Diáspora Grega, foi daí que surgiu uma nova forma de organização social chamada de Genos( Aqueles que acreditavam que todos que pertenciam ao mesmo lar, e eram descentes de um único antepassado, principalmente se fosse herói ou semideus).
Os Genos tinham como principal característica que os seus membros eram dependentes de uma unidade familiar, onde chegavam a terem uma certa independência econômica, também chegando a serem denominados de organização fechada.
Além de ter sido marcado por essa nova forma de organização social, esse mesmo período também foi marcado por uma situação muito critica, em decorrência do abalo gerado pela estrutura interna dos genos, com a Terra para eles deixando de constituir uma propriedade coletiva, tudo acabou sendo dividido de uma forma um tanto desigual entre eles, os que ficavam com a parte melhor eram os parentes próximos da Pater(importante figura do patriarca dessa sociedade), com isso uns ficaram sendo então chamados de Eupátridas(“Bem-Nascidos”), outros de Georgois(Agricultores), e a mais baixa dessa divisão social que foram os mais prejudicados, são os Thetas(Marginais), cuja parte não ficou nada. Consequência disso: boa parte da população menos beneficiada com a partilha de terras precisou emigrar para regiões do Mediterrâneo Ocidental onde ali fundou diversas colônias.
Também ocorreu um monte de Guerras entre elas as Guerras Médicas.
GUERRAS MÉDICAS:
As Guerras Médicas foram os conflitos causados pelos povos gregos formados pelos Aqueus, Jônios, Dórios e Eólios, contra os Medos-Persas, o principal objetivo desse conflito era a disputa territorial dos gregos com os persas sobre o território da Jônia na Ásia Menor. O que motivou para que a Jônia estivesse nesse cenário conflituoso entre os gregos e os persas foi consequência da expansão do Império Persa no Ocidente, a expansão desse império conquistou as mais diversas colônias gregas na Ásia Menor, e entre os territórios gregos conquistados pelos persas estava Mileto. Por conta disso houve forte resistência de Mileto contra esse domínio persa, a ponto de Mileto pedir ajudar militar para Atenas para poder conseguir se defender da conquista persa, foi por conta dessa resistência de Mileto, que as tropas do Império Persa, liderados pelo imperador Dário I, moveram-se para combater esta resistência dos gregos, Dário I queria a todo custo dominar esse território, já que o seu verdadeiro objetivo , era o controle da economia do comercio marítimo da região, que era o principal meio de subsistência, de sustento, de lucro que mais fortalecia a produtividade da região.
Mas além das Guerras Médicas também teve a Guerra do Peloponeso.
GUERRA DO PELOPONESO:
A Guerra do Peloponeso foi uma guerra travada entre Atenas e Esparta, um importante historiador desse período Tucidides, foi a testemunha ocular desse acontecimento e segundo o próprio defende que “ A razão fundamental da guerra foi o crescimento do poder ateniense e o temor que o mesmo despertava entre os espartanos”. Ou seja, o principal objetivo dessa guerra era isso, Atenas queria continuar sendo a razão fundamental para ser o centro do poder político grego, só que Esparta tinha um grande temor, porque não queria que uma região que não tinha tanta influência política no setor militar fosse o centro das decisões políticas, porque se fosse iria modificar todo o sistema de organização social na qual Esparta tinha , as duas cidades tinham diferencias muito evidentes em suas organizações sociais , enquanto Esparta tinha a tradição de treinar homens para combater e virarem soldados , Atenas carregava mais a tradição de formar intelectuais, por causa do bem preparado exercito espartano foi que em consequência disso Atenas saiu derrotada dessa guerra, e com isso Esparta começou sua ascensão. Esse tipo de substituição do império ateniense baseado nos projetos de Delos, por um militarizado como Esparta, não acabou gerando tantas modificações nos movimentos de grandezas helênicas, apenas deu inicio ao apagar o “fogo grego”.

CLASSES SOCIAIS GREGAS EM ATENAS:
A organização das classes sociais gregas em Atenas era formado pelos Cidadãos, Metecos e Escravos.
Obs: O conceito de cidadão que os gregos antigos tinham era apenas um privilégio exclusivo dos filhos de pai e mãe nascidos também em Atenas, e não aos filhos de estrangeiros que eram categorizados na classe dos metecos e pior de tudo é que os escravos representavam a classe mais baixa era a praticamente excluída.
CLASSES SOCIAIS EM ESPARTA:
As classes sociais espartanas eram divididas em Esparciatas, Periecos e ilotas.
Obs: Os esparciatas eram os que representavam uma porcentagem menor da esfera mais elitizada da sociedade espartana, eram os que representavam uma aristocracia dominante, ou seja, uma oligarquia(política onde o poder é dominado por poucos). Já os periecos ficavam no meio dessa esfera social, não tinham influência na política, mas no entanto podiam gozar de alguns privilégios, como a liberdade social e econômica. E por fim os ilotas, eram uma porcentagem maior da população espartana que viviam abaixo da esfera social, eram o povo que ajudava a sustentar a classe elitizada dos esparciatas, que viviam como se fossem escravos, não tinham nenhum direito de tomarem decisões no meio da política espartana, eles praticamente viviam como lacaios dos poderosos.
CONFEDERAÇÃO DE DELOS:
Foi uma liga marítima organizada por Atenas na cidade de Delos , enquanto ocorria as Guerras Médicas, conflito entre os Gregos contra os Persas, pelo domínio do território da Jônia na Ásia Menor, na reunião dessa liga Esparta e Peloponeso chegaram a participarem em um primeiro momento, mas depois que o perigo havia passado, abandonaram a liga. Depois dessa reunião a cidade de Delos teve o seu tesouro que havia sido doado para reunião da liga transferido para Atenas. Essa reunião acabou sendo um grande fracasso, porque depois disso veio a Guerra do Peloponeso.
CULTURA HELENISTICA:
A cultura helenística é caracterizada como o período entendido entre o esplendor da cultura grega e o desenvolvimento da cultura romana, é também considerado por muitos historiadores como o período em que a Grécia teve um amplo desenvolvimento cultural com destaques para alguns importantes intelectuais que impulsionaram este tipo de desenvolvimento, entre estes intelectuais se destacaram o matemático Euclides, o cientista Arquimedes, o astrônomo Aristarco, o ficologista Erasistrato, também teve importância na literatura Teócrito , mas não foi só nas ciências que a Grécia desenvolveu bastante, nas artes também, uma das principais obras-de-arte desse período mais conhecida no mundo todo é a Vênus de Milo(Uma estátua com os braços decepados).
COMPARAÇÃO DEMOCRÁCIA GREGA COM DEMOCRÁCIA BRASILEIRA:
Na democracia da Grécia Antiga, o sistema era muito diferente do atual sistema democrático brasileiro , visto como o mais evoluído do mundo. Na Grécia, o berço da humanidade, e pioneira também neste tipo de sistema político, a democracia era uma prática digamos entre aspas, porque não era todas as camadas sociais gregas que podiam votar , ao contrário da democracia brasileira, na democracia grega só podiam votar apenas homens, principalmente aqueles que representavam a pequena camada social elitista , o voto não era então permitido as mulheres, e nem aos estrangeiros e principalmente aos escravos. O que já na atual democracia brasileira, a prática é mais aberta , se for comparado com as que os gregos antigos faziam é literalmente mais democrático mesmo, no nosso independente de você pertencer a classe alta elitista, ou de classe baixa, não importa também o sexo, a etnia ou mesmo credo ou até mesmo se é bem escolarizado ou não, todo mundo pode ter direito votar na hora da escolha do Chefe que vai administrar a nação. Ou seja, a atual democracia brasileira comparando-se a grega ela é mais avançada no sentido de ter evoluído muito socialmente.
FONTE:
http://faustomoraesjr.sites.uol.com.br/grega1.htm
http://pt.wikipedia.org/wiki/Per%C3%ADodo_hom%C3%A9rico
http://pt.wikipedia.org/wiki/Guerras_M%C3%A9dicas
http://greek.hp.vilabol.uol.com.br/atenas-espart.htm
http://pt.wikipedia.org/wiki/Guerra_do_Peloponeso
http://www.perfeitauniao.org/oficina/2004/a_confederacao_de_delos.htm

domingo, 2 de maio de 2010

THOR-O DEUS DO TROVÃO

THOR,
GRANDE THOR, O MAIOR HERÓI QUE ESSE PLANETA INTEIRO JÁ CONHECEU,
THOR, COM O SEU MARTELO ERA CAPAZ DE ENFRENTAR OS MAIORES INIMIGOS, OS MAIORES MONSTROS, COMO A SERPENTE DE MIDGARD, QUANDO TEVE O SEU MARTELO ROUBADO FOI CAPAZ DE FAZER O GRANDE SACRIFICIO DE SE VESTIR DE MULHER NUMA CERIMONIA DE CASAMENTO DESTINADA PARA SUA IRMÃ, A DEUSA FREYA DO SEXO, E ASSIM CONSEGUIU RECUPERAR OS SEUS PODERES.
THOR É ÚNICO E INIGUALÁVEL, NÃO É SÓ UM DEUS, COMO TAMBÉM É UM HERÓI.
MAS COMO QUALQUER SER HUMANO MORTAL, THOR TAMBÉM TINHA SUAS FRAQUEZAS, SEUS SOFRIMENTOS, ERA UM HOMEM FRÁGIL POR TRÁS DAQUELES MONTES MUSCULOS E DO SEU IMPLACAVEL MARTELO TROVÃO, QUE ERA O QUE LHE DAVA FORÇA E ERA CAPAZ VENCER O INIMIGO FACILMENTE.
ESSE ERA THOR, O DEUS DO TROVÃO DOS POVOS ESCANDINAVOS, A PESSOA A QUEM ELES ADORAVAM ANTES DE JESUS CRISTO, E QUE NA BATALHA FINAL DO RAGNARÖK, ELE ENFRENTOU A PERVERSA SERPENTE DE MIDGARD, MAS ACABOU PERDENDO A VIDA.
ISSO É A MAIOR PROVA DE QUE MESMO O MAIOR E MAIS INVENCIVEL SER IMORTAL DO PLANETA ERA UM SER MORTAL.

Life Of Brian - Ending